2° SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO COMUNITÁRIO FEZ UM EVENTO ITINERANTE DIRETAMENTE NAS COMUNIDADES
Evento Internacional sobre Turismo de Base Comunitária no litoral do Paraná, contou com a participação de povos originários Mapuche, Guarani e Caiçaras.
De 17 a 20 de março ocorrereu no litoral do Paraná o II Seminário Internacional de Turismo Comunitário e Economia Solidária, com a participação de diversos estudantes da UFPR, além de comunidades brasileiras e estrangeiras.
O evento teve caráter itinerante junto às comunidades de Guaraqueçaba, do Parque Nacional de Superagui e de Morretes com palestras, rodas de conversa, caminhadas temáticas, e dos momentos de confraternização.
Foram debatidos diversos temas, entre eles: interculturalidade e turismo; diversas visões do Turismo de Base Comunitária; preservação de vida da comunidade e sua relação com o turismo; entre outros.
Estiveram presentes no evento a Dra. Thaise Costa Guzzatti Phd. em Agricultura Familiar; Dra. Francisca de Paula Santos da Silva Phd. em Educação e o pesquisador chileno Christian Henríquez Zuñiga mestre em desenvolvimento regional. Além deles irão participar membros dos povos originários Mapuche do Chile, Guarani do Brasil e da comunidade tradicional dos Caiçaras do litoral paranaense que farão uma troca de saberes.
No primeiro dia do evento, em Guaraqueçaba, os participantes conheceram a comida típica e o tradicional Fandango da região. Já no segundo e terceiro dia, foram até a comunidade inserida dentro do Parque Nacional do Superagui, onde fizeram uma caminhada temática sobre turismo, comunidade e meio ambiente, além de conhecer a beleza exuberante do local.
O evento foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFPR, juntamente com o Centro de Estudios Ambientales da Universidade Austral do Chile-CEAM/UACH.