Projetos Vinculados

Projeto de Extensão – Economia solidária e desenvolvimento local para estrangeiros  

O projeto “Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável para Estrangeiros” busca promover a integração de estrangeiros na sociedade brasileira, utilizando a economia solidária como ferramenta. A iniciativa, vinculada à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná (ITCP/UFPR), inclui ações como combate à xenofobia, atividades culturais e apoio psicológico, visando superar desafios enfrentados pelos estrangeiros, especialmente em ambientes acadêmicos. O projeto planeja avaliações periódicas e projeções para ampliar seu alcance e impacto, contribuindo para a formação acadêmica e integração social dos estrangeiros, promovendo o desenvolvimento sustentável e combatendo desigualdades e preconceitos. 

Projeto de extensão – MEL – Mulheres Empreendedoras e Líderes  

O Projeto de Extensão MEL – Mulheres Empreendedoras e Líderes, ligado à ITCP/UFPR, busca criar a Rede Mulheres Empreendedoras e Líderes em Curitiba e região, promovendo a instrumentalização, liderança e empreendedorismo social das mulheres. Com ações específicas para apoiar mulheres egressas do sistema prisional, o projeto visa a emancipação financeira e social, alinhado aos princípios da economia solidária e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa integra ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aprendizado mútuo e impacto positivo na reinserção social das participantes. 

Projeto de extensão – Libersol – Rede de Atenção Psicossocial.  

O Projeto de Extensão “Rede de Atenção Psicossocial” visa promover o cuidado em liberdade para pessoas com transtorno mental, alinhado com a política pública estabelecida pelo Ministério da Saúde. As ações propõem intervenções nos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial em Curitiba, abrangendo inclusão social, acompanhamento territorial, geração de trabalho e renda, participação social e grupos de convivência. Além disso, a ITCP-UFPR busca fortalecer a colaboração entre empreendimentos solidários, cooperativas e entidades governamentais, ampliando seu impacto social e participando de redes nacionais e internacionais de cooperação.