Projetos Vinculados

Centro Intersetorial de Cidadania, Redes de Economia Solidária e Saúde Mental e inclusão social pelo trabalho

Coordenador: Luis Felipe Ferro

Este projeto trabalha na inclusão social pelo trabalho, promovendo a criação e gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Suas ações incluem assessoria, articulação em redes, fomento à economia solidária e levantamento de informações sobre EES em âmbito nacional. A iniciativa busca oferecer alternativas concretas de geração de trabalho e renda para populações em vulnerabilidade.

Economia solidária e comunidades locais em condição de vulnerabilidade

Coordenador: Wilson Loureiro

Este projeto envolve professores, estudantes, voluntários e instituições para identificar comunidades urbanas e rurais vulneráveis. Busca apoiar atividades que impactem positivamente a qualidade de vida, promovendo políticas públicas, geração de trabalho e renda e outras ações. Seu foco é fortalecer a economia solidária e promover o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, criando alternativas para melhorar suas condições de vida.

Fábrica de Cooperativas e de Inclusão Social: Formação e Inserção no Trabalho

Coordenador: Luis Felipe Ferro 

O projeto realiza formações voltadas à inclusão social e ao trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade. Baseado na economia solidária, apoia a organização de cooperativas e empreendimentos econômicos solidários. Suas atividades incluem estratégias de incubação, comercialização e advocacy, com o objetivo de fortalecer a geração de trabalho e renda.

Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho (INPRO)

Coordenadora: Cinthia Maria de Sena Abrahao

O INPRO está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), especialmente nas áreas de igualdade de gênero, trabalho decente, redução das desigualdades e consumo responsável. Atua com associações e grupos populares para fortalecer a organização econômica, política e redes solidárias. Estruturado em três fases (proposição, desenvolvimento e avaliação), promove pesquisa-ação, formação e consultoria com base em princípios da economia solidária.

LIIIS – Laboratório Interdisciplinar Intercultural de Inovações Sociais

Coordenadora:  Marcia Regina Ferreira

O LIIIS promove inovações sociais para a sustentabilidade com povos indígenas e comunidades quilombolas, utilizando a educação intercultural como base. Realiza oficinas, rodas de conversa e eventos como feiras e seminários, abordando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Também cria conteúdos educativos e fortalece redes de apoio comunitário, promovendo inclusão e valorização cultural.

MEL – Mulheres Empreendedoras e Líderes

Coordenadora:  Maria Rita Taques Michalski

O Projeto MEL promove a liderança e o empreendedorismo social de mulheres, ampliando seus conhecimentos em política, tecnologia e cultura. Trabalha para criar uma Rede de Mulheres Empreendedoras em Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná, fortalecendo a emancipação financeira e social. Além disso, realiza ações de reintegração de mulheres egressas do sistema prisional, utilizando a economia solidária como base para transformação.

Promotoras Legais Populares Perifa

Coordenadora: Cassia Regina Furtado Guimaraes

Esta iniciativa, em parceria com o movimento social nacional Promotoras Legais Populares, busca a formação e organização de mulheres negras e em vulnerabilidade social em Curitiba e região. O projeto oferece cursos de reflexão sobre desigualdade de gênero e social, além de direitos e políticas públicas. As ações incluem atividades educativas para crianças e articulação com redes socioassistenciais para ampliar o acesso a políticas públicas.

Rede de Atenção Psicossocial: construindo o cuidado em liberdade e possibilidades de inclusão pelo trabalho

Coordenador: Luis Felipe Ferro

O projeto apoia a inclusão social e o cuidado em liberdade de pessoas com transtornos mentais, em parceria com o SUS de Curitiba. Suas ações promovem geração de trabalho e renda, convivência e acompanhamento terapêutico. Atua nos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, contribuindo para a construção de práticas comunitárias de apoio e inclusão.