Reunião da Rede de Incubadoras Tecnológicas do Paraná

1ª Reunião da Rede de ITCP's do Paraná
1ª Reunião da Rede de ITCP’s do Paraná

Na tarde da segunda feira (15) a Incubadora Técnologica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná, ITCP- UFPR sediou a reunião da Rede de Incubadoras Tecnológicas do Paraná. Estiveram presentes representantes de 5 incubadoras de projetos sociais da cidade de Curitiba e também da cidade de Foz do Iguaçu.

Além da ITCP-UFPR as incubadoras TRILHAS da PUCPR, a TECSOL da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo- CEFURIA todas da cidade de Curitiba e a INDIOS da Unioeste da cidade de Fox do Iguaçu discutiram o planejamento de seus projetos para o ano de 2016.

O objetivo da reunião era planejar em conjunto, projetos que contem com a atuação de todas as incubadoras convidadas a fim de não somente fortalecer a as ações dos projetos já existentes, mas também permitir a ampliação da visibilidade das mesmas frente a sociedade.

A reunião da Rede de Incubadoras Tecnológicas do Paraná possibilitou inúmeras trocas de experiências seja das dificuldades enfrentadas  pelas mesmas, até as grandes conquistas obtidas durante o ano de 2015.

Ao fim da reunião as incubadoras, em conjunto, elaboraram um seminário com temas como a educação, economia solidária, população em situação de rua e outros como foco principal das discussões com a proposta de alinhar e promover a troca de saberes entre técnicos, professores, estudantes, voluntários e públicos envolvidos.

ITCP-UFPR Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Fundada em 1998 a partir de um grupo de professores da Universidade Federal do Paraná, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Paraná atualmente trabalha com o objetivo de oferecer apoio e orientação técnica e cientifica a grupos populares e a empreendimentos cooperativos ou associativos de pequeno porte.

TRILHAS Incubadora Social Marista

Inaugurada na cidade de Curitiba em 2015, a Incubadora Social Marista é um projeto integrante da Rede Marista de Solidariedade em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR.

O objetivo da TRILHAS  é desenvolver e acompanhar projetos de incubação de empreendimentos de Economia Solidária em Curitiba e também das regiões metropolitanas da cidade.

TECSOL Incubadora de Economia Solidária

Também inaugurada em 2015, a incubadora TECSOL esteve presente na Primeira Mostra de Economia Solidária da Universidade Tecnológica  Federal do Paraná e deste então em realizado e participado de diversos eventos relacionados com a educação e a economia solidária

CEFURIA- Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo

Pensada a partida da necessidade de contribuir para a oferta de oportunidades de educação popular o CEFURIA tem como objetivo fomentar o protagonismo popular e assim contribuir para a formação da cidadania, sempre focalizando no poder dos movimentos sociais.

INDIOS- Incubadora de Direitos Institucionais e Organizações Solidárias

Com o olhar constante na economia solidaria a INDIOS sediou em 2014 o Encontro Regional Sul da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Foz do Iguaçu recebeu cerca de 100 pessoas para discutir o tema da economia solidária bem como promover a troca de experiências entre as incubadoras da região sul do país