As atividades da incubadora começaram a todo o vapor no ano 2015. Já na terceira semana de janeiro, entre o dia 12 e 23, toda equipe participou da imersão na Barra do Superagui, comunidade que vive ao redor do parque nacional da ilha de Superagui.
Esta imersão teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos já iniciados no ano passado, fortalecendo o diálogo entre a incubadora, a comunidade e os bolsistas do projeto de Economia Solidária e Turismo no Paraná financiada pela FINEP. Além disto, os acadêmicos também puderam perceber na prática as relações sociais que envolvem o trabalho da ITCP dentro da comunidade. Num segundo momento, também participaram desta imersão a INDIOS (Incubadora de Direitos Institucionais e Organizações Solidárias da Uniooeste).
Foram realizadas diversas atividades durante as duas semanas, desde tarefas diárias da organização da casa – afinal era uma média de 15 acadêmicos numa casa de 3 quartos -, como também de outras atividades externas, com 4 grupos de trabalho: o de Comunicação, Cultura, Relações Comunitárias e o Ambiental.
Dentre as principais ações realizadas, destaca-se a oficina do artista baiano Denis Sena que, após aula teórica de arte com os jovens da comunidade, ensinou técnicas de grafitagem aos moradores da ilha durante grande parte do período de imersão. Ele também fez um diagnóstico da ilha sobre alguns pontos indicados pelos moradores para a pintura de um imagens ou a fixação de placas com indicadores sobre como cuidar e preservar a natureza na ilha, tema eleito pelos próprios moradores. Este artista estava sempre acompanhado de crianças, jovens e, além de ser apoiado por alguns acadêmicos que confeccionaram placas e as fixaram nos lugares apontados pelas crianças e grafites solicitados pela comunidade.
Outra atividade interessante foi a integração entre das incubadores da ITCP/UFPR e da INDIOS/UnioOeste que desfrutaram momentos de troca entre conhecimentos e atividades realizadas entre esses dois grupos durante a segunda semana de imersão.
Essa atividade que inaugurou as ações da ITCP em 2015 será de grande importância para os trabalhos do projeto de Economia e Turismo Solidário na comunidade, pois é partir dessa observação participante que se fará o diagnóstico das futuras ações a ser realizadas juntamente com a comunidade da Barra de Superagui.