Intercâmbio ITCP-PROCOAS (AUGM)

Formação com professor Cesar
Formação com professor Cesar

 

 

Nas primeiras semanas de abril, a ITCP recebeu  o professor Cesar Abel Gomez. Formado em sociologia Cesar  leciona na Universidade del Nordeste na província de Chaco- Argentina e esteve no Brasil através programa de Mobilidade Acadêmica da  Associación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), pelo comitê Acadêmico de Processo Cooperativos e Associativos  – PROCOAS   em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná, ITCP – UFPR.

Durante sua visita ao país, Cesar participou de diversas  atividades relacionadas com o tema do Comitê PROCOAS e de sua  pesquisa de mestrado intitulada “ As Estratégias Territoriais nas organizações indígenas na província de Chaco-Argentina”, que tem como objetivo a comparação entre sistemas de administração de terra de diferentes tribos indígenas na região norte da província.

 

Formação Equipe ITCP com a participação do convido
Formação Equipe ITCP com a participação do convido

Com agenda completa, o professor participou da reunião da Rede de Incubadoras do Paraná – RIU-Paraná, e também da Conferência Estadual de  Assistência Técnica de Extensão Rural – ATER, fase preparatória para a 2° Conferência Nacional de ATER que que ocorrerá em Brasilia-DF.

Na UFPR o Prof. Cesar participou de atividades junto ao Curso de contabilidade, nas atividades da ITCP e MADE, momentos em que compartilhou as experiencias realizadas na Argentina. Além disso, o professor teve a oportunidade de visitar um dos projetos desenvolvidos pela ITCP no Vale do Ribeira,  na Associação de Produtores Rurais de Tunas do Paraná – APROTUNAS, o qual foi acompanhado pelos coordenador e vice- coordenador   Luiz Panhoca e Denys Dosza respectivamente.

 Em suas considerações finais Cesar comenta:

 “A experiencia de compartilhar um espaço de discussão em torno de interesses em comum, serviu para ter uma perspectiva diferente sobre o vínculo entre nossas universidades, isso permite uma visão que busca associar a região nordeste da Argentina a região sul do Brasil, a partir de processos sociais que evidenciam semelhanças. Muitas vezes nossas universidades reproduzem dinâmicas orientadas por tradições institucionais que ofuscam esses intercâmbios. Essa experiência contribui como uma forma de questionar essas inércias.”

 “A existência de um espaço institucionalizado como a ITCP, assim como a existência de um programa de bolsas para estudantes, é uma evidencia da importância que une a UFPR e a extensão como  parte da formação dos estudantes.”